SBTCC - Núcleo Porto Alegre



SBTCC - Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan

Desde 1975 ensinando Estilo Tradicional Yang


Núcleo Grande PORTO ALEGRE (RS)

Locais e Horários para Praticar:

Local: Instituto Sulbrasileiro de Aikido
João Guimarães, 171 - Bairro Sta. Cecília F:(51) 3333.7867
Porto Alegre - RS - Brasil

Segundas e Quartas-Feiras - 08hs 30min


Local: PARCÃO - Parque Moinhos de Vento
Junto do Moinho e da pequena cachoeira
Porto Alegre - RS - Brasil

Sábados - 09 hs, se não chover


Malu Darcie

Cref ......: 9259 G/RS

E-Mail ...: maludarcie@gmail.com
Telefone : (0xx) 51 9919.3847


quarta-feira, novembro 09, 2011

Tai Chi Chuan em Montevidéu

Brasil e Montevidéu
A Família Yang aumentou e os irmãos se reúnem para praticar
 
Leonardo (de Montevidéu) e eu travamos contato por intermédio de professora Angela, nossa diretora para América Latina. Veio a ideia de reunir nossos grupos para praticarmos e estreitar laços de amizade. Programamos este encontro em Montevidéu - o primeiro de muitos que virão.

Embarcamos no feriado de 02/11/2011; retornamos à P.Alegre no dia 06, domingo. Praticamos muito, passeamos muito. A cidade está encantadora. Muitos prédios históricos estão sendo restaurados. Mas o que marcou profundamente foi conviver com nossos irmãos. A experiência foi preciosa. Todos nos receberam com muito carinho e atenção. Madalena nos levou por muitos lugares maravilhosos. Além de incansável, é dona de uma simpatia e disponibilidade ilimitadas.


Partindo de POA e chegando na encantadora Montevidéu
(clique nas imagens para ampliar)

Da esquerda para direita: Silvina, Rosaura, Walter, Carla e Malu. A Stela chegou no dia seguinte.


Quinta-feira:Madalena, apaixonada por sua terra, nos leva para nosso primeiro tour. Do 25º andar da torre de vidro da Antel - Telecomunicações, a visão desimpedida desta cidade maravilhosa.
(clique nas imagens para ampliar)






A especialíssima Madalena, entre Walter e Silvina.


 

Ciudad Vieja (Cidade Velha) - onde tudo começou. Na baía de Montevidéu. É um museu a céu aberto; concentra edifícios antigos belíssimos, cafés, confeitarias tradicionais, museus, teatros, livrarias, feiras e tudo o que se puder imaginar de bom em cultura.




Ao fundo: Portão da Cidade e Palácio Salvo (por muitos anos, o maior edifício da América Latina), na Plaza Independencia.







As praças e monumentos são um espetáculo à parte. Delicadeza de linhas, riqueza de formas.
(clique nas imagens para ampliar)

 
Palácio Taranco - sede do Museu de Artes Decorativas. Obra de arquitetos franceses, antiga residência da família Ortiz Taranco.






O Portão gigante por onde entravam as carruagens no início do século passado.


Silvina na Plaza Zabala, em frente ao Palácio.
(clique nas imagens para ampliar)

No final do dia: Madalena ia nos deixar no hotel, mas mudamos o rumo. Pertinho, na Rampla Sur, saboreamos uma cerveja e um magnífico pôr-de-sol no 'El Tinkai'. O clima esteve perfeito durante nossa estadia.




Então fomos para o hotel. Descanso e preparação para 'esticar' até o Tambaré.
(clique nas imagens para ampliar)





Café e restaurante tradicional.




O ambiente é muito bonito e agradável, a comida e os drinks são excelentes.


S A Ú D E !!!!!
Os efeitos retardados deste drink foram sentidos no hotel. Meu ataque de risos foi escutado por Silvina (centro), no quarto ao lado ... 'Quem nunca come mel, quando come se lambuza', diz um antigo ditado. Rosaura (esquerda), minha companheira de quarto quase não ouviu - desmaiou!

Sexta-feira: Depois de uma quinta que pareceu ter muito mais que 24 horas, tour pelo Parlamento, a Plaza Fabini (El Entrevero), entre outros.
(clique nas imagens para ampliar)


Monumento 'A todos aquellos que, conocidos o ignorados, vertieron su sangre en la campiña oriental por un ideal de liberdad'. Aos pés do monumento, inscrições que emocionam.



Plaza Independencia - maravilhas para todo o lado. Rosaura nos antigos portões da cidade - poderooosa !


Más Puro Verso, o nosso ponto de encontro. Uma linda livraria, pertinho do Teatro Solis e dos Portões da Cidade. Além do vitral que dispensa comentários, um excelente restaurante no andar superior. Tivemos o prazer de fazer uma refeição rodeados de livros, Cds e outros periódicos, num ambiente calmo, belo, e que nos transportou para o início de 1900.

As práticas de Tai Chi Chuan: Como chegamos no meio da semana, pela manhã o nosso pequeno grupo praticou no Parque Rodo, próximo do hotel. Um lugar enorme, com jardins bem cuidados, belos lagos e uma linda estátua de Confúcio. Foi neste parque que, no domingo de manhã, reunimos todos para a prática de despedida.
(clique nas imagens para ampliar)





Leonardo (esquerda, de vermelho) ministra aulas para grupos em diferentes pontos da cidade. Fomos afortunados por praticar com vários deles, sempre em locais distintos. Eu não sabia o que me encantava mais: os novos amigos ou os belos lugares por onde andamos. As casas pareciam encantadas. Nas ruas, a profusão de plátanos em túneis verdes.À direita, Stelinha.

Este lugar, no Bairro Prado, se chama Roseiral del Prado. Um bairro que lembra a zona sul de POA, mas mais amplo. Abriga um enorme roseiral onde os praticantes costumam se encontrar.
Uma chuvinha fina, apesar da cara de tempestade do tempo, nos levou a praticar em local coberto, onde a esposa de Leonardo também dá aulas.


O grupo que se reuniu para praticar no Bairro Prado:


Sábado - Las Piedras
U
ma pequena e simpática cidade próxima da capital, há mais ou menos 50 minutos de ônibus. Eu e Rosaura fomos praticar com o grupo de lá no sábado pela manhã, enquanto o restante dos brasileiros foi explorar melhor a maravilhosa Montevideú. Foi um dia estupendo.
(clique nas imagens para ampliar)

O local é uma delícia, com um pequeno jardim com delicadas flores. Além das pessoas e do lugar, um assado indescritível estava sendo preparado. Treinamos e também nos divertimos muito.
(clique nas imagens para ampliar)



Revisando alguns detalhes:
(clique nas imagens para ampliar)

Com muita sensibilidade, nossos queridos amigos captaram este momento. Eu e Rosaura trocamos um abraço enquanto agradecíamos à Vida por estar nos presenteando com momentos tão preciosos.
(clique nas imagens para ampliar)

Em cada recanto, muitos motivos para se encantar.
(clique nas imagens para ampliar)


Terminado o treino, os rapazes dirigem total concentração para o assado ...
(clique nas imagens para ampliar)
... e as meninas preparam as saladas e a sobremesa. Huuummm !!!

Tudo pronto, e todos sentando para iniciar o ataque às delícias gastronômicas.
(clique nas imagens para ampliar)



Este é o grupo que se reuniu em Las Piedras. Um dos melhores dias de minha vida nos últimos anos. Belo local, ótimas pessoas, boa comida, clima ameno, uma prática relaxante. Simplesmente perfeito !
(clique nas imagens para ampliar)


Domingo - Nosso último dia:
Nosso tempo estava findando. Em meu coração se misturavam a alegria por termos compartilhado momentos inesquecíveis com a tristeza da despedida que aconteceria no final desta manhã. Yin e Yang - o movimento eterno do inseparável. Reunimos todos no Parque Rodó, aos pés do grande Mestre.
(clique nas imagens para ampliar)

A nossa prática foi ali pertinho, embalada pelo suave som das águas.
(clique nas imagens para ampliar)



Apesar da saudade de casa, o tempo de estada em Montevidéu passou muito rápido. O momento que eu tentava adiar, fazendo de conta que não ia chegar, agora se apresentava. A nossa prática terminou e voltamos para junto do Mestre para as despedidas.
(clique nas imagens para ampliar)



Nossa homenagem ao Mestre da Ética e da Moral.


A despedida oficial das práticas.


A família reunida. O Tai Chi Chuan une os corações e transcende as fronteiras.
(clique nas imagens para ampliar)



Mas não era só eu que não queria ir embora. Toda a galera também ficou se embromando e a gente se despedia repetidas vezes. Foi muuuuiiito maravilhoso!
(clique nas imagens para ampliar)




Eu e Rosaura passamos todo o tempo falando dos pães espetacularmente saborosos do Uruguai. No sábado, dia do assado, ganhamos um saco de pãezinhos deliciosos, feitos por Inez, bem cedinho e especialmente para a ocasião. Voltamos para o hotel muito felizes com o presente.
Na hora de ir embora, o Francisco nos brinda com um pão recheado com maçãs e passas.

Muuuiiito cheiroso! Juro que tentei guardar uns bocados para dividir com a turma que havia ficado em Porto Alegre. Mas ...

O nosso imenso agradecimento ao querido irmão e amigo Leonardo. Ele foi o nosso anfitrião nestes dias maravilhosos. Sua doçura e atenção ficaram marcadas em nossos corações. E um abraço enorme para a incansável Madalena. Sem ela, não teríamos conhecido tantos lugares através de seu olhar amoroso pela bela cidade.
Eu e Rosaura temos um agradecimento especial para Inez e Francisco, com seus pãezinhos de sabor inigualável.

Nossa gratidão e carinho a todos com quem compartilhamos preciosos momentos nestes 5 dias. Querida Montevidéu, nós certamente voltaremos em breve ...

... para passear, praticar tai chi chuan, e nos deliciarmos com seus pães !!! ...
(clique nas imagens para ampliar - esta última vale à pena !!!)

Um comentário:

Rosaura disse...

Malu malukinha,
vc é demais!!
Estes textos estão muito bons, lendo-os revivi os momentos maravilhosos que passamos nesta bela e simpática cidade, com seus belos e simpáticos cidadãos!!
Abração,
Rosaura